Seguidores

Translate

A SEU DISPOR

COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER É SEMPRE UM PRAZER TELO AQUI , POIS, A NOSSA MISSÃO É; CONTRIBUIR PARA O SEU MINISTÉRIO, SE ALGO QUE VOCÊ PRECISA NÃO FOI ENCONTRADO OU NÃO É EXATAMENTE COMO ESTÁ AQUI.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL DO
CONEXÃO TEEN conexaoteen.asr@gmail.com SERA UM PRAZER PODER AJUDAR.

CONEXÃO TEEN

Pesquisar este blog

CONEXÃO TEEN

O PROGRAMA  CONEXÃO TEEN 
NÃO DESCANSEIS ENQUANTO CADA CRIANÇA EM VOSSA CLASSE NÃO FOR LEVADA AO CONHECIMENTO SALVADOR DE CRISTO.”
TS. Vol. 2 pg. 563

ESTE PROGRAMA É UM PROJETO PEDAGÓGICO DIFERENCIADO PARA A CLASSE DA ESCOLA SABATINA DOS ADOLESCENTES QUE TEM COMO PREMISSA BÁSICA LEVAR NOSSOS ADOLESCENTES A UMA EXPERIÊNCIA REAL E PROFUNDA COM CRISTO.

COMO CONSEGUIR ISTO?

PASSO 1: COMPREENDER COMO CADA UM DOS SEUS ADOLESCENTES ASSIMILA AQUILO QUE VOCÊ ESTÁ TENTANDO PASSAR.
PASSO 2: USAR FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS QUE PROPORCIONEM E MAXIMIZEM O APRENDIZADO.
O PASSO 1:

CADA SER HUMANO É ÚNICO E COM ISSO A FORMA COMO PROCESSAMOS O MUNDO A NOSSA VOLTA TAMBÉM O É, MAS PODEMOS AGRUPAR OS VÁRIOS ESTILOS DE APRENDIZADO EM 4 ESTILOS GERAIS QUE SÃO:

IMAGINATIVO: Precisa de Motivação

ANALÍTICO: Precisa de Informação

PRÁTICO: Precisa de Experiência Pessoal

DINÂMICO: Precisa de Pratica

NOTA: ALGO QUE DEVE FICAR CLARO É QUE PODEREMOS ENCONTRAR EM UM MESMO INDIVIDUO CARACTERÍSTICAS DE MAIS DE UM ESTILO DE APRENDIZAGEM, MAS SEMPRE HAVERÁ A PREDOMINÂNCIA DE UM. ESTA É UMA EXPLICAÇÃO RESUMIDA DE CADA ESTILO, MAIS ADIANTE DISCORREREMOS PORMENORIZADA-MENTE, INCLUSIVE MOSTRANDO A APLICAÇÃO PRÁTICA DE CADA UM.

O PASSO 2:

O PROGRAMA CONEXÃO TEEN FOI CONCEBIDO COM O INTUITO DE SER ESTA FERRAMENTA, ALÉM DE VISAR O LADO PEDAGÓGICO LEVA EM CONTA QUE O NOSSO ADOLESCENTE VIVE EM UM MUNDO DINÂMICO E ATRATIVO ENTÃO, É NECESSÁRIO QUE TORNEMOS A ESCOLA SABATINA EM ALGO TÃO DINÂMICO E ATRATIVO QUANTO AQUILO QUE O MUNDO OFERECE, CLARO SEM ESQUECER QUE O ÂMBITO EM QUE ATUAMOS É SAGRADO.

O PROGRAMA É ESTRUTURADO EM QUADROS PARA FACILITAR A PARTICIPAÇÃO DO ADOLESCENTE E O SEU CONTROLE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. CADA QUADRO CORRESPONDE A UMA PARTE DO PROGRAMA TRADICIONAL QUE É APRESENTADO COM UM NOME DIFERENTE E UMA FORMA DE REALIZAÇÃO DIFERENCIADA PRIMANDO PELA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO, POR ISSO, SUGERIMOS QUE AS CADEIRAS SEJAM ORGANIZADAS EM CIRCULO.

CADA QUADRO DO PROGRAMA TEM UMA FICHA QUE SERVE PARA IDENTIFICAR QUAL PARTE DO PROGRAMA ESTA EM ANDAMENTO, UMA FORMA DE TRANQUILIZAR O ADOLESCENTE QUE ESTA DIRIGINDO O MESMO (AQUILO QUE SERÁ DITO PODE ESTAR ESCRITO EM UM PAPEL ESCONDIDO PELA FICHA) E COMO FORMA DE SELEÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO QUADRO NO PRÓXIMO SÁBADO.


OS QUADROS DO PROGRAMA.

LOUVOR= LOUVOR TEEN (08:45h)
MOMENTOS DE LOUVOR DIRIGIDO POR UM ADOLESCENTE
O MATERIAL NECESSÁRIO PARA ESTE QUADRO É A FICHA E ALGUNS CD'S DE LOUVORES QUE SEJAM DO AGRADO DOS ALUNOS (OS CD’S JOVENS POR TEREM COLETÂNEAS JÁ IMPRESSAS SÃO UMA BOA OPÇÃO)

ORAÇÃO= CONECTANDO (09:00h)
ESTE É O MOMENTO DOS PEDIDOS E AGRADECIMENTOS
O MATERIAL NECESSÁRIO É A FICHA OU UMA BOLA DE EVA (O MOLDE ESTA DISPONÍVEL).
O ADOLESCENTE RESPONSÁVEL POR COMEÇAR A CORRENTE DE ORAÇÃO FAZ SEU PEDIDO OU AGRADECIMENTO E PASSA A BOLA PARA OUTRO QUE SE PÕE DE PÉ, E ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ QUE TODOS TENHAM FEITO OS SEUS PEDIDOS E AGRADECIMENTOS O QUE FICAR POR ULTIMO ORA PELOS PEDIDOS DE TODOS.
COMO EVITAR QUE O MESMO ADOLESCENTE ORE DOIS SÁBADOS SEGUIDOS? AQUELE QUE OROU É QUEM COMEÇA O QUADRO NO SÁBADO SEGUINTE.

INTRODUÇÃO= MESSENGER (9:10h)
MENSAGEM DE ABERTURA QUE PREPARA O TERRENO PARA A LIÇÃO, SÃO MENSAGENS CURTAS APRESENTADAS COMO UMA BREVE MENSAGEM DE DEUS PARA OS ADOLESCENTES, MOTIVANDO-O HÁ POSICIONAR-SE AO LADO DELE DE FORMA SUTIL.
COMO NOS DEMAIS CASOS AQUELE QUE DIRIGIU O QUADRO ESCOLHE O COLEGA QUE IRA FAZE-LO NO PRÓXIMO SÁBADO.

CURIOSIDADES= NEWS (09:15h)
ESTE É O MOMENTO DAS CURIOSIDADES A RESPEITO DA DIVISÃO EM FOCO NO TRIMESTRE
O MATERIAL NECESSÁRIO É A FICHA E AS CURIOSIDADES.
VOCÊ ESCOLHE O PRIMEIRO ADOLESCENTE POR SORTEIO E DEPOIS UM ADOLESCENTE PASSA A FICHA PARA O OUTRO MOTIVANDO ASSIM A INTEGRAÇÃO NO GRUPO (SE PREFERIR PODE CONTINUAR USANDO O SISTEMA DE SORTEIO).
O ADOLESCENTE QUE FICAR RESPONSÁVEL PELO QUADRO TEM QUE TRAZER UMA CURIOSIDADE SOBRE UM PAIS DA DIVISÃO, PARA SABER QUAL ELE SORTEARÁ UM NO ENVELOPE QUE TERÁ NO PAINEL DAS MISSÕES OU EM UMA CAIXA ESPECIFICA PARA ISTO.
VALE A PENA LEMBRAR QUE NEM TODO ADOLESCENTE TEM ACESSO A INTERNET, ENTÃO VOCÊ DEVE SEMPRE ESTAR PREVENIDO COM ALGUMAS CURIOSIDADES PRONTAS PARA AUXILIAR AQUELES QUE POR VENTURA NECESSITE.

CARTA MISSIONÁRIA= EM MISSÃO (09:20h)
NADA MAIS É QUE A NOSSA BOA E VELHA CARTA MISSIONÁRIA
O MATERIAL NECESSÁRIO É A FICHA E A CARTA MISSIONÁRIA (VOCÊ PODE OPTAR POR UTILIZAR A CARTA DOS ADULTOS, MAS ISSO IMPLICARIA EM TER DE IMPRIMI-LA OU XEROCA-LA FICA A CRITÉRIO DE CADA PROFESSOR).
COMO NOS DEMAIS QUADROS O PRIMEIRO ADOLESCENTE É ESCOLHIDO POR SORTEIO E DEPOIS PASSA PARA O PRÓXIMO (NADA IMPEDE CONTINUAR USANDO O SORTEIO)

ORAÇÃO INTERCESSÓRIA= OI TEEN (09:25h)
ESTE QUADRO É PARA ESTIMULAR A INTERSEÇÃO ATRAVÉS DA ORAÇÃO E DEMONSTRAR QUE DEUS RESPONDE.
O MATERIAL NECESSÁRIO É A FICHA DO QUADRO E UMA CAIXA PARA COLOCAR OS NOMES DOS ADOLESCENTES E UM CARTÃO COM UMA MENSAGEM DE INCENTIVO.
CONFECCIONE OU COMPRE PRONTA E DECORE UMA CAIXA, POTE, SAQUINHO DE TECIDO OU O QUE LHE PARECER MELHOR, COLOQUE O NOME DE TODOS OS ADOLESCENTES DA CLASSE E FAÇA O PRIMEIRO SORTEIO VOCÊ E O ALUNO SORTEADO FARÁ UM PEDIDO ESPECIAL DE ORAÇÃO E A TURMA TODA IRA ORAR POR ELE DURANTE A SEMANA (TELEFONE PARA ALGUNS RELEMBRANDO E OS INCENTIVANDO DURANTE A SEMANA) NO SÁBADO SEGUINTE O ALUNO QUE FEZ O PEDIDO DE ORAÇÃO DARÁ TESTEMUNHO DE QUAL FOI A RESPOSTA DE DEUS, VOCÊ DEVE TER PREPARADO DE ANTEMÃO UM CARTÃO COM UMA MENSAGEM ESPECIAL ONDE TODA A TURMA ASSINARÁ, E VOCÊ OFERECERÁ AO BENEFICIADO COMO UMA LEMBRANÇA DA INTERSEÇÃO DA CLASSE EM SEU FAVOR. ELE SORTEARÁ O PRÓXIMO BENEFICIADO PELAS ORAÇÕES DA TURMA E PASSARA A FICHA.

ANÚNCIOS= TE LIGA (09:30h)
O MATERIAL NECESSÁRIO É UM CARTAZ QUE CONTERÁ NOTICIAS DE INTERESSE DA CLASSE COMO O ASSUNTO DA PRÓXIMA SEMANA NO PODER TEEN (PEQUENO GRUPO, O NOME É UMA SUGESTÃO), O PRÓXIMO EVENTO EXTRA-CLASSE, EVENTOS DA IGREJA, ENFIM O QUE VOCÊ ACHAR MELHOR. A FICHA DO QUADRO ONDE VOCÊ COLOCARA ATRÁS AS CHAMADAS PARA OS ANÚNCIOS DO QUADRO, SEM ENTRAR MUITO EM DETALHES, APRESENTA AS VISITAS, LEMBRAR-SE DOS FALTOSOS E MOTIVA-OS A VISITAREM.

LIÇÃO= CONEXÃO (09:35h)
O MATERIAL NECESSÁRIO É A FICHA DO QUADRO
BEM ESTA É A CEREJA DO BOLO TUDO QUE FOI FEITO ATÉ AQUI É PARA PREPARA OS ALUNOS PARA ESTA PARTE DO PROGRAMA.
A LIÇÃO DOS ADOLESCENTES NÃO É PASSADA EM CLASSE E SIM RECAPITULADA COMO A DOS ADULTOS, POR ISSO, O MANUAL TRAZ UMA GAMA DE INFORMAÇÕES TÃO VARIADA, PARA DAR A VOCÊ PROFESSOR AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS A FIM DE APROFUNDAR AQUILO QUE JÁ FOI ESTUDADO EM CASA.
AS ATIVIDADES PROPOSTAS SÃO SUGESTÕES QUE DEVEM SER ADEQUADAS A SUA REALIDADE.
ESTE QUADRO É DESENVOLVIDO EM DUAS PARTES:

RECAPITULAÇÃO: A MELHOR FORMA DE ABORDAR A RECAPITULAÇÃO E EM FORMA DE WORK SHOP RESISTA A TENTAÇÃO DE PASSAR A LIÇÃO E INCENTIVE O DEBATE SOBRE O ASSUNTO, E SEMPRE QUE POSSÍVEL DELEGUE ESTA PARTE A UM ADOLESCENTE.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO: A ATIVIDADE DE FIXAÇÃO PODE SER UMA DINÂMICA, UMA ENCENAÇÃO, COMPETIÇÃO ENTRE GRUPOS, ETC.

PARTILHANDO= DESAFIO TEEN (10:10h)
ESTE É UMA PARTE ESSENCIAL DO PROGRAMA ONDE VOCÊ DESAFIA O TEU ADOLESCENTE A POR EM PRÁTICA A LIÇÃO APRENDIDA.
O MATERIAL NECESSÁRIO É A FICHA DO QUADRO E UMA FOLHA PARA CADA ADOLESCENTE CONTENDO O DESAFIO DA SEMANA E UM ESPAÇO PARA QUE ELE RELATE COMO FOI A EXPERIÊNCIA.
AQUI ESTÁ ALGO QUE NÓS COMO PROFESSORES TEMOS QUE DESPERTAR NOS NOSSOS ADOLESCENTES, POIS, SE NÃO O FIZERMOS AGORA, QUANDO CHEGAREM A VIDA ADULTA TERÃO DIFICULDADES DE FAZER.
O RELATÓRIO E ALGO QUE VOCÊ DEVE INCENTIVAR INCLUSIVE PARA AQUELE QUE NÃO FEZ, PEÇA QUE ELE RELATE OS MOTIVOS QUE O IMPEDIRAM.
SEJA COMPREENSIVO NÃO JULGUE, MAS SIM, MOTIVE-O INCLUSIVE SE PONDO A DISPOSIÇÃO PARA AUXILIAR NO PRÓXIMO DESAFIO.

ENCERRAMENTO (10:15h)
HINO QUE TENHA A VER COM O TEMA DA LIÇÃO (DO HINÁRIO, COLETÂNEA OU CANTADO POR ALGUÉM) E ORAÇÃO FINAL FEITA POR QUEM REPASSOU A LIÇÃO.

PEQUENO GRUPO= PODER TEEN
PARA MUITOS PROFESSORES ESTE SERÁ UM GRANDE DESAFIO UMA REUNIÃO DE PG DURANTE A SEMANA. ANTES DE PENSAR EM DIZER NÃO PERMITA-NOS LHE EXPOR DOIS FATOS :

  1. A IGREJA FEZ UMA PESQUISA E CONCLUIU QUE; AQUELA 1 HORA E POUQUINHO QUE O SEU ALUNO PASSA COM VOCÊ EM CLASSE EM MUITOS CASOS, É O ÚNICO CONTATO QUE O SEU ADOLESCENTE TEM COM DEUS DURANTE A SEMANA, PENSE NISSO, A SEMANA TEM 168 HORAS E MUITOS DOS SEUS ALUNOS PASSAM COM DEUS 1 ÚNICA HORA.

  1. OS NOSSOS ADOLESCENTES PRECISAM E DESDE JÁ ESTAR FAMILIARIZADOS COM OS MÉTODOS PELOS QUAIS DEUS IRÁ FINALIZAR SUA OBRA E QUE PROMOVERAM UM ENRIQUECIMENTO ESPIRITUAL DO ADOLESCENTE.

SE COMO EU, VOCÊ FOR TENTADO A PENSAR QUE ESTE TRABALHO É SÓ DOS PAIS DOS ADOLESCENTES, LEIA A CITAÇÃO DO ESPÍRITO DE PROFECIA ABAIXO:

A salvação de nossos alunos é a mais alta tarefa confiada ao professor temente a Deus. Ele é obreiro de Cristo, e seus esforços especiais e determinados devem ser salvar almas da perdição e levá-las a Jesus Cristo. Deus requererá isso das mãos dos professores.” CSES, pag. 122 e 123

PENSANDO NISSO NÓS INCORPORAMOS AO PROGRAMA ESTE MÉTODO QUE TEM SIDO UM MEIO PELO QUAL MUITOS ADOLESCENTES TÊM FORTALECIDO SUA FÉ E PARTILHANDO A MESMA COM OUTROS ADOLESCENTES E ATÉ MESMO ADULTOS.
O MATERIAL NECESSÁRIO PARA ESTE PROGRAMA ESTA DISPONÍVEL NO BLOG, UM KIT COMPLETO COM CARTAZ, CONVITES, PLANILHA DE CONTROLE, OS ESTUDOS EM POWER POINT, ETC... TUDO QUE É NECESSÁRIO.
E O MELHOR É QUE O MATERIAL PODE SER USADO TANTO COMO FORTALECIMENTO PARA O SEU ADOLESCENTE COMO PARA EVANGELISMO, POIS, ABORDA TEMAS COMUNS DA ADOLESCÊNCIA DE UMA FORMA LEVE, CLARA E FUNDAMENTADA NA BÍBLIA DESMISTIFICANDO ASSIM QUE A BÍBLIA É UM LIVRO ULTRAPASSADO E QUEM CRÊ NELE SÃO PESSOAS INGÊNUAS E DE POUCA INSTRUÇÃO.

ENTENDENDO COMO FUNCIONA
QUANDO FALAMOS DE MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDIZADO PODE PARECER DIFÍCIL DE ENTENDER, MAS COM O QUADRO A BAIXO VOCÊ VERA COMO CADA PARTE DO PROGRAMA VAI AJUDA-LO A ATINGIR CADA ESTILO DE APRENDIZAGEM.

QUADRO EXPLICATIVO

Estilo de Aprendizagem
Seção da Lição
Quadro do Conexão Teen
Aprendiz Imaginativo
Se você não criar um motivo para ele sentir que vale 
a pena aprender, buscará coisas que lhe interessam para fazer e atrapalhará o seu ensino.

Atividades
Preparatórias
Louvor
Conectando
Messenger
Em Missão

Aprendiz Analítico
Se você prefere ensinar através de experiências e não dá informações que satisfaçam seu desejo de conhecimento, ele não estará interessado no seu ensino.

Lição Bíblica
Conexão (Repasse da lição)
News
Em Missão

Aprendiz de Senso Comum
Se ele não encontra um motivo para aplicar em sua
 vida o novo conhecimento, não estará
interessado no assunto, pois, acha que não
tem nada a ver com ele.

Aplicando
a
Lição
Conexão (Atividade de fixação)
Em Missão
OI Teen

Aprendiz Dinâmico
Se você não apresenta para ele oportunidade de aplicar em sua vida o novo conhecimento, ou deixá-lo criar algo interessante sobre o que está sendo ensinado, ele não terá interesse pelo assunto.
Compartilhando
 a
Lição
Desafio Teen
OI Teen
Poder Teen


COMO MOTIVAR SEU ADOLESCENTE
ALGO TÍPICO DA ADOLESCÊNCIA É A COMPETITIVIDADE PENSANDO NISSO UTILIZAMOS UM SISTEMA DE CONTRAPARTIDA OU SEJA CADA ATIVIDADE DESENVOLVIDA TEM UM VALOR CORRESPONDENTE EM ”DENÁRIO”QUE É A MOEDA OFICIAL DO PROJETO.
ATIVIDADE FEZ VALOR
FOI PONTUAL



TROUXE BÍBLIA E A LIÇÃO



TROUXE VISITA



ESTUDOU A LIÇÃO



ANO BÍBLICO
















O VALOR DE CADA ATIVIDADE É VOCÊ QUEM DETERMINA TENDO EM MENTE O SEGUINTE PRINCIPIO: AQUILO QUE ELES TEM MAIOR DIFICULDADE DE FAZER DEVE SER O QUE TEM O MAIOR VALOR.
NO FINAL DO TRIMESTRE FAÇA UM PROGRAMA ESPECIAL PODE SER UM PIQUENIQUE, UMA NOITE DO VÍDEO ENFIM O QUE MAIS AGRADAR SUA CLASSE, E DURANTE O PROGRAMA FAÇA UM LEILÃO DE BRINDES (DURANTE O TRIMESTRE CONSIGA BRINDES COM OS IRMÃOS DA IGREJA, ARRANJE UM PATROCINADOR, SEPARE UMA PARTE DE SUA OFERTA,....), OS MESMOS NÃO DEVEM TER UM VALOR MONETÁRIO MUITO ALTO, MAS TAMBÉM, NÃO CAINDO NO OUTRO EXTREMO. A FERRAMENTA DO LEILÃO TEM COMO FINALIDADE ENSINAR VARIAS COISAS, MAS UMA DAS MAIS LEGAIS É QUE CONFORME VAI PROSSEGUINDO ELE ESTIMULA A COOPERAÇÃO DEPENDENDO DO VALOR DO BRINDE ELES TERÃO DE SE UNIR PARA ADQUIRIR. 

PARA CONSEGUIR O MATERIAL COMPLETO  CLIK NO

EMAIL DE CONTATO 


Licença Creative Commons
O trabalho Programa Conexão Teen de Equipe Conexão Teen foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em conexaoteen.asr@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é o melhor meio de nos auxiliar